top of page
  • Foto do escritorRoberta Züge

A tecnologia auxiliando o produtor

As legislações do leite são uma realidade e estão trazendo preocupações para muito. Um dos pontos de maior preocupação para os responsáveis dos laticínios é a coleta de informações no campo. Mas, talvez, alguns detalhes da normativa não tenham sido vistos com o devido cuidado, por exemplo, que a coleta das informações e de dados em campo não precisam ser presenciais.


Esta afirmação está descrita no "Guia Orientativo para Elaboração do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite - PQFL" publicado pelo MAPA em novembro de 2019, na versão 1.3, item 3.9 das Auditorias Internas.


Em outras palavras, as avaliações e o levantamento de dados podem ser realizados in loco nas propriedades rurais, mas também, podem utilizar recursos tecnológicos para cumprir essa tarefa um tanto quanto desafiadora.


Coletar individualmente e planilhar os dados é trabalhoso e demorado, precisam diversas pessoas e vai demandar tempo, algo que já está bem curto. Para laticínios com muitos produtores, precisa de uma força tarefa, afinal são muitas perguntas colocadas no questionário do MAPA, com elas muitas análises das respostas precisam ser avaliadas.


Para sanar este problema, que estava virando uma angústia de diversos responsáveis, foi criada uma plataforma, MilkWiki, que é acessada pelo celular, e as informações são inseridas diretamente no aplicativo. Os dados vão para a nuvem e são enviados ao laticínio, de forma ordenada e instantânea.


Com estas informações compiladas e analisadas que os planos, solicitados pelo MAPA, podem ser concebidos. Sem este levantamento, torna-se inviável a concepção do documento, o que poderá desencadear em não aprovação pelo Ministério, um grande problema para a indústria.


Uma outra boa notícia, que esta plataforma, como também contém treinamentos de boas práticas, pode ser alvo dos projetos para o programa Mais Leite Saudável, ou seja, aproveita-se bem a isenção fiscal que beneficia os laticínios.


Este APP foi desenvolvido para atender a alta complexidade das INs, por meio da coleta de informações para o diagnóstico e, também, do dia-a-dia em todas as propriedades.

Além da agilidade no recebimento e na coleta das informações em campo:

  • Disponibiliza os principais procedimentos solicitados pelas INs

  • Auditorias personalizadas

  • Reforço da capacitação em campo, com conteúdo semanal

  • Relatórios completos do diagnóstico da situação

  • Relatórios das rotinas mensais e do engajamento das capacitações

  • Mapeamento dos dados com sugestão de planos de melhoria

  • Comunicação direta e notificações para os usuários


Venha conhecer esta ferramenta, ela pode ser exatamente o que você estava precisando para se adequar às legislações.


Acesse Milk Wiki





22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page