top of page
  • Foto do escritorRoberta Züge

Um pouquinho de Lëtzebuergesch


Eu tenho o desafio de aprender luxemburguês, um idioma falado por meno de 500mil pessoas no mundo (chutando alto). Diferentemente de outras línguas, como o francês, inglês e mesmo o alemão, não há tanto material disponível. Assim, acabei criando uns cards de memória para facilitar o meu aprendizado.


Vou compartilhar aqui no blog o que tenho feito a pedido de uma amiga que está também estudando o idioma.


Eu utilizo bastante os livros do Inl e o material de apoio SCHWÄTZT DIR LËTZE­­­BUER­G­ESCH? https://sdl.inll.lu/  Os livros precisam ser comprados, mas os áudios e as correções, além de exercícios extras, estão disponiveis no link. Outro livro que que utilizo é AssiMil Luxembourgeois. Gostei mais do caderno de exercícios, pois tem explicações (em francês). Os livros do Inl pecam um pouco na descrição, sinto que são focados no teste para se conseguir a nacionalidade, mas eu só preciso falar e entender, comunicar-me!!! Também sinto falta de entender a etimologia das palavras, algo difícil de encontrar nos livros (até nas aulas), pois isto facilita muito minha memorização.


O LOD https://lod.lu/ do Zenter fir d'Lëtzebuerger Sprooch é um dicionário online. Este eu uso e abuso, inclusive tem o APP. Eles disponiilizam áudios das palavras e, até, de algumas frases. É bem importante para corrigir a pronúncia. A plataforma é recente e, muitas vezes, não há traduções para palavras que busco! Voilà, mais um desafio.


Há dois canais no youtube que também me ajudam muito https://www.youtube.com/@LuxembourgishwithAnne


Diariamente vou colocar alguns cards que utilizo. Eu preciso de imagens para memorizar, montar e escrever tem me ajudado no processo de aprendizagem.


Para quem deseja viver em Luxemburgo, recomendo fortemente que se dedique a aprender o Lëtzebuergesch, isto fará toda a diferença na integração e, também, na competitividade frente ao mercado de trabalho.













68 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Dayana lousano
Dayana lousano
Jan 10

Obrigada por compartilhar 🥰

Like

danypolonia
Jan 06

Que coisa boa!!!!!

Like
bottom of page