top of page
  • Foto do escritorRoberta Züge

"Banheiros" das vacas

A ideia dos pesquisadores foi de condicionar os animais a urinarem num local específico, para melhor tratar os dejetos gerados. Isto porque a emissão de gases gerados pela pecuária tem um impacto significativo no incremento do efeito estufa.


Ao contrário de outros animais (e humanos), controlar a micção em vacas requer esforço intenso: envolve autocontrole e a coordenação de uma cadeia complexa de comportamentos, incluindo consciência da plenitude da bexiga, excesso de reflexos excretores, seleção de locais específicos para evacuar e relaxamento intencional do esfíncter uretral externo. As tentativas anteriores de treinar os ruminantes a urinar em um local específico tiveram sucesso apenas parcial. Mas um novo estudo mostra que o comportamento de urinar em bovinos pode realmente ser alterado por meio de recompensas.


Neste estudo, os pesquisadores treinaram 16 bezerros de cinco meses para "utilizar o toalete". O processo ocorreu em três etapas: no início, os bezerros eram colocados várias vezes ao dia em uma “toalete” - um espaço fechado, forrado com grama sintética - até que urinassem, após o que recebiam um banheiro. Recompensa (melaço ou cevada) por meio de uma máquina de venda automática e, em seguida, pode sair. Essa etapa foi necessária para simplesmente familiarizar os animais com o local.



Em segundo lugar, os bezerros foram colocados em um beco que levava às latrinas; estes eram equipados com uma porta que os animais podiam abrir à vontade. Quando um dos animais urinava lá dentro, era recompensado com uma guloseima; mas se ele urinasse no corredor, um aspersor o borrifaria com água por três segundos - o que era considerado fonte de desconforto para os animais.


Finalmente, para a última etapa, o corredor foi aberto para um espaço maior, no qual os bezerros puderam se mover como desejassem; as latrinas permaneciam acessíveis e os animais podiam optar por ir lá para urinar ou não - e dependendo da sua escolha, eram recompensados ​​ou pulverizados. A equipe de pesquisa relata que depois de dez sessões de treinamento como essa, 11 dos animais usaram a latrina para urinar 77% das vezes.


Este estudo provou, por um lado, que o gado foi capaz de aprender a controlar o reflexo ao urinar - porque foi para a latrina antes de urinar - e, por outro lado, que pode aprender a se conter.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page