top of page
  • Foto do escritorRoberta Züge

Verbos regulares

Em luxemburguês há verbos que são regulares, a conjugação, no presente do indicativo, segue uma regra. Alías, comparando-se com o português, a conjugação destes verbos é bem fácil.


Por exemplo, nos verbos regulares o infinitivo é, na maioria das palavras (claro que tem as exceções para nos atrapalhar), idêntica à conjugação do primeiro pessoa do singular EU (ech) e a primeira NÓS (mir) e terceira ELES-ELAS (si) pessoas do plural. Isto facilita muito. Para falar os verbos conjugados no "eu, nós e eles" é só repetir o verbo no infinitivo. Ufa...

E, nesta categoria de verbos regulares, a segunda pessoa do singular TU (du) é só retirar o final en do verbo no infinitivo e colocar s (a menos que já termine com -s ou -z).


A segunda pessoa do plural VÓS (Dir/dir) e a terceira pessoa do singular ELE-ELA (hien/si/hatt, et) recebem o t, e também devem excluir o en do final do verbo no infinitivo.


Vamos ver o exemplo do verbo Kucken (olhar):


ech (eu) kucken

du (tu) kucks

hien, hatt, et*, si* (ele, ela) kuckt

mir kucken

dir kuckt

si kucken



Veja também o exemplo acima, do verbo pensar-denken. Ech denken, mir denken e si denken. Somente repetimos o verbo no infinitivo! Apenas o du, hien (hatt, et e Si- ele, ela) e o dir (vós) que se alteram. O du  se retira o en do verbo e substitui pelo s. Para a terceira pessoal do singular (hien, hatt, et, Si) e a segunda do plural (dir) retira-se o en e coloca-se o t. 


Abaixo diversos verbos regulares conjugados no indicativo do presente:














18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page