top of page
  • Foto do escritorRoberta Züge

Apoio digital para empresas em Luxemburgo


Quando eu morava no Brasil estava bastante acostumada com programas de apoio a pequenas e médias empresas ou ao setor rural. Organizações como Sebrae, Senar, Senai, etc., realizam diversas atividades neste sentido.


Logo que cheguei em Luxemburgo também fui buscar serviços semelhantes. Há algumas instituições que realizam apoios, mas nada exatamente como conhecia. No entanto, outro dia me deparei com o tal Pacote PME-apoio digital (tem alguns programas PME). O digital tem o foco na implementação de uma ferramenta digital que permite uma melhor comunicação online com os clientes e uma melhor gestão do negócio. A ideia é integrar uma solução digital com a ajuda de um especialista, sendo ao mesmo tempo orientado por um consultor para a implementação da estratégia digital. Tem como foco implantar marketing digital, com criação ou melhoria do site da empresa, campanhas em redes sociais, etc., também no sistema de gestão, como: caixa registadora, software específico para o seu setor de atividade, ERP, entre outras, ou até faturação eletrônica.

Diferentemente do Sistema S no Brasil, em Luxemburgo a empresa precisa aportar todo o recurso e será reembolsada ao final da implantação do pacote. No entanto, é uma ajuda bem substanciosa: 5mil euros.





Mas, apesar de exigir uma certa liquidez, estas implementações podem minimizar muito os custos de funcionamento das empresas. Desde agendamentos diretos no site, evitando necessidade de um atendimento telefônico, ou WhatsApp, Instagram, FB, etc. até ferramentas de inteligência artificial para melhoria e otimização de atendimento, marketing ou questões financeiras.






Um restaurante, por exemplo, pode ter no seu site a reserva de mesa, com dia e horário e até selecionar os pratos. Podendo, inclusive, já deixar faturado o tal jantar! O que se transforma em um excelente “cheque” presente para aquele amigo especial que temos tanta dificuldade em presentear. Um salão de beleza também poderá ter agendamento dos serviços em seu site, inclusive com a escolha do profissional e idioma a ser falado. Estas interações diretas, principalmente em Luxemburgo com esta miscelânea de idiomas, permitem mais segurança na informação, tanto para o cliente, quanto para a empresa.

O PME digital também contempla a propaganda nas diferentes mídias. As redes sociais são cruciais para diversos negócios, estar se comunicando com o cliente tem sido um ponto decisivo para o sucesso.


Para quem tem interesse em saber mais, há em português o site https://in-digi.com/pt/sme-packages-digital/. Com eles também é possível verificar se sua iniciativa é contemplada por este benefício.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page