top of page
  • Foto do escritorRoberta Züge

Aterrissando em Luxemburgo- Transportes

A ideia deste texto é explicar sobre os transportes em Luxemburgo. O país é precursor na gratuidade dos transportes públicos. O acesso aos ônibus e ao tran é completamente gratuito, os trens, que percorrem quase todo o país também são gratuitos, exceto a 1ª classe. Esta, não tem grandes diferenças com a 2 ª classe, em termos de conforto ou qualidade, a única diferença é que sempre está vazia.



Linhas de trem em Luxemburgo: CFL Network 2009.svg: PbechMap_-_railways_-_LU.svg: Michiel1972derivative work: Lyon-St-Clair (d) 06:16, 8 October 2018 (UTC) — CFL Network 2009.svg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=73465617


Há linhas de trem cortando quase todo o país. É possível ir de Troisvierges, no extremo norte, na divisa com a Bélgica, até Rodange diretamente, caso não esteja com problemas na linha. São mais de 100 km num único meio de transporte e gratuito. Infelizmente a região norte é bem menos servida de transporte público, mas também é bem menos populosa.



Trem em Luxemburgo



O tran é um trem pequeno, supermoderno e elétrico. Por enquanto está restrito a capital. Circula em pontos de grande concentração de pessoas e serviços, com uma frequência intensa. É muito útil para se deslocar na região central.

Tran em Luxemburgo


Os ônibus são equipados com antenas GPS, utilizando o aplicativo mobiliteit pode-se verificar o horário real e o tempo de viagem previsto. Antes mesmo de aterrissar no país, já baixe para seu celular este aplicativo: mobiliteit.lu


Na ville de Luxemburgo, existem muitos pontos e diversas linhas de ônibus. A capital tem quase 40 linhas, incluindo cerca de 30 linhas regulares e 7 linhas que funcionam durante a noite.


Existem transportes que vão às cidades das fronteiras, ou seja, fora do país. Lembrando que a gratuidade é apenas dentro do território luxemburguês. Caso vá a Trier por exemplo, terá que comprar um bilhete de ônibus. O mesmo para os trens. Eles começam a ser cobrados a partir do momento que acaba o Grão Ducado. E sim, há fiscalizações e multas para quem não estiver com o bilhete, ou o passe que pode ser comprado para o mês ou dia.



Linhas transfronteiriças.


A capital disponibiliza ônibus circulares para facilitar quem vai as compras: o City Shopping Bus. Eles partem a cada 10 minutos, entre as 13h30 e as 18h30, do parque de estacionamento Glacis em Limpertsberg (que tem um estacionamento) para a rue Beaumont no centro da cidade!


A ville tem um serviço chamado Call-a-bus é porta-a-porta a pedido. Ele é exclusivo aos residentes da Cidade do Luxemburgo, mas precisam ter 70 ou mais anos. Exigem um registro prévio, disponível no site do município. Funciona de segunda a sábado, das 9 da manhã à meia-noite. Ou seja, a terceira idade pode ir para a balada sem medo.


Outros municípios têm serviços semelhantes. Em Mersch, onde moro, tem o Flexibus, também gratuito e serve para deslocamentos dentro da própria ville. Eu demorei a descobrir este serviço. É excelente para ir as compras e me deixam literalmente na porta do prédio. Mais fácil que o carro, que tenho que estacionar nos fundos do edifício.


O serviço está presente também nas villes: Differdange, Esch-sur-Alzette, Roeser, Rumelange, Walferdange, Sanem, Contern e Pétange. É um micro onibus e ele pode ter outras pessoas ao mesmo tempo utilizando. O trajeto a ser feito dependerá do destino dos demais passageiros.


Deve-se reservar com antecedência, por telefone ou através do smartphone, tablet ou computador. Entre lá no site e confira as informações www.flexibus.lu. Funciona de segunda a sexta das 6h00 às 20h00 e sábado das 8h00 às 20h00. O sistema de gerenciamento Flexibus determina a rota. Pode acontecer que o Flexibus faça um desvio para embarque ou desembarque de outros passageiros.


Há um outro serviço o Adapto que é gratuito, individual, para pessoas com deficiência permanente e com mobilidade reduzida por essa deficiência de modo que não tenham a possibilidade de se deslocarem de forma autónoma, nem por meios próprios (como o carro), nem por transportes públicos.


O trasporte Adapto na saída do jogo aguardando os passageiros que haviam assistido à uma partida de futebol no estádio de Luxemburgo.



O transporte Adapto é fornecido com veículos especialmente equipados, permitindo também o transporte de pessoas em cadeiras de rodas.

Este tem alguns controles, para beneficiar do serviço Adapto, deve-se realizar uma solicitação prévia ao Ministério da Mobilidade e Obras Públicas, devidamente fundamentado em atestado médico. Se aprovado, o cliente recebe um cartão que permite a utilização.


Podem se beneficiar dos serviços da Adapto, pessoas:

  • com mobilidade reduzida tendo que se locomover em cadeira de rodas, andarilho ou andador;

  • cego ou deficiente visual grave;

  • com insuficiência respiratória com necessidade de oxigênio permanente ou domiciliar;

  • com doença mental ou incapacidade mental ou intelectual tal que não possam viajar em transportes públicos sem a assistência de terceiros.


O cliente fica autorizado a levar uma mala de mão ou uma bagagem pequena ou ainda as compras que efetue, dentro das medidas e dimensões razoáveis. Os passageiros podem ser acompanhados por no máximo uma pessoa. O acompanhante deverá seguir o mesmo percurso do cliente durante toda o trajeto. O transporte deve ser solicitado com pelo menos 1-2 dias úteis de antecedência. Mais informações e reservas: www.adapto.lu





Onibus de linha


Há diversos ônibus regionais, eles ligam os municípios aos centros regionais, bem como à capital, a cidade do Luxemburgo.

Esta oferta regional liga também as regiões fronteiriças francesa, belga e alemã à capital luxemburguesa. No total, cerca de 95% das localidades do Luxemburgo estão ligadas à rede de transportes públicos. As viagens são feitas em ônibus modernos e confortáveis.

Os ônibus regionais RGTR são identificados pelos números dos percursos que indicam a área de destino:

  • 1XX: Norte

  • 2XX: Nordeste (Echternach)

  • 3XX: Leste (Wasserbillig)

  • 4XX: Sudeste (Remich)

  • 5XX: Sul (Thionville)

  • 6XX: Sul (Esch-sur-Alzette)

  • 7XX: Sudoeste (Petange)

  • 8XX: Oeste (Steinfort)

  • 9XX: Noroeste (Redange).

Os horários e trajetos estão disponíveis no Mobiliteit.lu.


Transporte escolar

Serviços do ensino secundário

Os principais campi das escolas secundárias no Luxemburgo, Geesseknäppchen, Sainte-Sophie e Sport Lycée, European School I e Limperstberg são servidos por diversas linhas de ônibus. No website mobiliteit.lu, encontrará todas as linhas de ônibus e os respectivos pontos perto das escolas secundárias luxemburguesas.


Transporte escolar municipal

Os municípios também fornecem ônibus escolares de e para as escolas da área.

Estes ônibus, identificados como “Schoulbus”, servem uma série de pontos de ônibus na comuna durante o horário escolar. Eventualmente, os ônibus são substituídos por “pedibuses” conduzidos por um empregado local, identificado com um colete amarelo. Ou seja, um grupo de crianças, acompanhados de um adulto, fazem o trajeto a pé até a escola.

Normalmente, nos sites das comunes estas informações estão disponíveis. Também nos portais das escolas.


Aos que curtem as baladas, em Lux tanto na capital quanto em diversas outras villes há um ônibus noturno. Na ville de Luxemburgo, estão disponíveis 7 linhas de ônibus noturnos para os baladeiros de plantão. São indicados pela sigla CN antes do número da linha.


O City Night bus é um serviço gratuito de ônibus que funciona todas as sextas-feiras e sábados, das 21h30 às 3h30, de 15 em 15 minutos. Pode consultar as diferentes linhas de ônibus no website da ville de Lux. O mesmo para vários outros municípios disponibilizaram os “Nightbuses” que circulam entre a cidade do Luxemburgo e estes municípios aos fins de semana ou na véspera de feriados públicos. Não há restrições de uso, e permite que a “galera” volte para casa com mais segurança. Inclusive evitando multas ou até perda da habilitação de motorista e o próprio carro. Falaremos disto em outro podcast.


Na ville há ainda o Nightrider que é um serviço de transporte noturno, que deve ser solicitado previamente. Funciona das 18h e as 5h da manhã. Entre no site https://www.nightrider.lu/en/booking Mas este serviço não é gratuito. O custo é baseado na distância a ser percorrida, não no número de pessoas.


São muitas opções de transporte, claro há também taxis em Luxemburgo, mas funcionam exatamente igual aos outros países e nem sempre tem um preço convidativo.


A grande dica é baixe o aplicativo Mobiliteit.lu no seu smartphone, claro que irá precisar de internet para utilizar, mas se não estiver com pacote de dados, o aeroporto e todas as gares têm internet gratuita. Na ville também tem, o que detalharemos em outra oportunidade.


Seja bem-vindo ao Grão Ducado.

72 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


danypolonia
Dec 08, 2023

Muito importante essas informações! Obrigada por dividir!

Like
Roberta Züge
Roberta Züge
Dec 09, 2023
Replying to

Ola Dany. Eu demorei a descobrir o Flexibus. Teria me facilitado muita coisa, especialmente no período que estava sem carro. Há muitos serviços que realmente desconhecemos. A ideia é compartilhar exatamente para os que chegam para enfretar a imigração.

Like

oliver santclair
oliver santclair
Oct 01, 2023

Muito bem escrito esse informativo. Fornece informações precisas e atualizadas sobre as opções de transporte disponíveis. Um texto bem organizado com informações apresentadas de forma clara e concisa. Muito útil para os viajantes que chegam ao Aeroporto de Luxemburgo-Findel e essencial para ajudar os viajantes a planejar sua viagem.😀


oliversantclair@gmail.com

WhatsApp:55 83 9 99750286

Like
Roberta Züge
Roberta Züge
Oct 02, 2023
Replying to

Olá. Muito obrigada. A ideia é compartilhar de forma fácil as tantas opções que existem. Eu demorei a descobrir algumas delas!

Like
bottom of page