top of page
  • Foto do escritorRoberta Züge

Opções gratuitas para aprender francês

Atualizado: 5 de jan. de 2020

Como estou estudando francês- afinal algum idioma oficial, de Luxemburgo, eu preciso dominar, pretendo melhorar muito meu nível, tenho estudado em horários que consigo, entre as viagens e até durante o período de deslocamento ao trabalho. Já que meu tempo é bem curto, devido aos compromissos profissionais, família, filha e etc. Vou fazendo uma ginástica para conseguir cumprir tudo.


Para quem está querendo aprender francês, a internet fornece várias opções. Eu gosto do “Français Facile” e do Français Avec Piere, para aulas. E baixei diversos áudios do RFI Savoir, que costumo ouvir no carro. Tem muitas notícias (algumas já ultrapassadas) mas servem para ir treinando o ouvido. Otimizando o tempo que gasto no trânsito. Ultimamente anda melhor que ouvir o noticiário.


Baixei também alguns aplicativos, um bem básico “Dialogue français texte audio”. Mas ele funciona of line, tem o áudio e o texto. Vou ouvindo e acompanhando o texto. Utilizo muito durante os voos. Tem o Frech Grammar, com diversos exercício, também funciona of line.

As aulas podem ser vistas durante aquele período de esteira, ou mesmo aguardando algum compromisso. Bem mais produtivo que Stalkear nas redes sociais, ou assistir aquele vídeos dos grupos da família.


De uma olhada nos links, talvez tenha algo que facilite seu estudo.


Cursos online

https://www.francaisavecpierre.com/ São diversas aulas, com um tom divertido. Ele tem ótima didática

polarfle.com — aprenda o idioma acompanhando uma história de detetives. É uma boa ferramenta para gramática, novas palavras e percepção auditiva. A página é excelente para aqueles que já possuem uma base.

les-verbes.com — conjugação dos verbos em francês.

podcastfrancaisfacile.com — com diversos podcasts em francês com transcrições. Há vários tipos de podcast, por exemplo: gramática, ditado, artigos culturais, etc. O site é indicado tanto para principiantes quanto para os mais avançados. Pode-se baixar os exercícios e imprimir.

bescherelle.com — o site oferece exercícios e jogos em francês. É bom para todos os níveis.

Recursos em áudio e vídeo


Sites

https://savoirs.rfi.fr/ Diversas entrevistas, há opções de áudios e vídeos. Também muitos exercícios on line. No link aprender há opção de escolha do nível.

bonjour.com — pronúncia de palavras e frases básicas.

bbc.co.uk — reportagens do Ma France, produzido pela BBC. Você poderá aprender novas palavras e expressões, e, ao mesmo tempo, conhecer a cultura francesa e a vida na França.

ina.fr — coleção de entrevistas em francês. Cada vídeo é acompanhado por um texto.

enseigner.tv5monde.com — programas de TV em francês com texto.

french.about.com — aulas rápidas de francês em vídeo.

youtube.com — diversas opções de entrevistas curtas em francês com legenda


Jornais, rádio e TV

Le Figaro — versão digital de um dos jornais franceses mais conhecidos. Aborda acontecimentos atuais e possui categorias temáticas e links para vários aplicativos.

Le Nouvel observateur — o jornal publica artigos sobre vida cultural, política e científica.

radios.syxy.com — rádio francesa ao vivo.

france24.com — emissora de TV francesa internacional.

tivi5mondeplus.com — TV via internet em francês para crianças com idade entre 3 e 10 anos. Ideal para o nível básico.

d8.tv — televisão francesa.







448 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page